Seja bem-vindo. Hoje é

PAPA BENTO XVI INICIA VISITA AO MÉXICO

O Papa Bento XVI iniciou sua visita de três dias ao México atacando diretamente a violência — como havia adiantado que faria, ainda no avião papal. O avião que trazia o pontífice aterrissou pouco depois das 19h30 (horário de Brasília) em León, no México — o país abriga a segunda maior população católica do mundo.


— Eu vou rezar especialmente para aqueles que estão necessitados, particularmente por aqueles que sofrem por causa de novas e velhas rivalidades, ressentimentos e todas as formas de violência — disse, em espanhol, em seu primeiro discurso em solo mexicano.

O presidente Felipe Calderón, que tenta a reeleição em julho e sofre desgaste por não conseguir conter a escalada da violência, espera encontrar algum conforto nos discursos de Bento XVI.

— O México tem sofrido, como a Sua Santidade sabe bem, a cruel violência do crime organizado — disse o presidente em seu discurso de boas vindas.

Uma performace de dança tradicional e de músicos mariachis fez parte da recepção. Milhares de pessoas aguardavam a chegada do pontífice, que desceu do avião sem usar a bengala com a qual havia embarcado e aparecia em público pela primeira vez.

Pelo caminho que o pontífice faria após deixar o aeroporto, os fiéis mostravam um painel com os dizeres "Papa, reze para que a violência acabe, reze para que a paz volte”.

— Há lugares em que não se pode nem colocar o pé para fora de casa por causa da violência — diz Martin Zamora, de 16 anos, um dos jovens que seguravam o painel.

No avião, Bento XVI já havia prometido atacar duramente os cartéis de drogas e a violência decorrente do tráfico no México.

O presidente do México e o seu conservador Partido da Ação Nacional (PAN) — que possui fortes raízes católicas — investiu grande capital político na tentativa de acabar com os grupos criminosos. Mas, atingindo 50 mil, a contagem de mortes erodiu o apoio ao PAN meses antes da eleição de 1 de julho. Com isso, o oposicionista Partido Revolucionário Institucional (PRI), lidera nas pesquisas.

O pontífice realizará uma missa no domingo para centenas de milhares de fiéis. Em seguida, ele segue para Cuba em uma visita para encorajar a ilha comunista a ir em direção à democracia e permitir um maior espaço à Igreja Católica no país.

Abusos sexuais

Durante a visita, o pesquisador da religião Bernardo Barranco irá apresentar um livro em que indica que o Vaticano tinha conhecimento sobre abusos sexuais cometidos por Marcial Maciel. Ex-líder da ordem católica Legionários de Cristo, Maciel é acusado de molestar garotos.

Bento XVI, no passado, pediu desculpas pelos abusos sexuais cometidos por padres, mas não tem planos de se encontrar com as vítimas mexicanas.

— Há tanto sofrimento no México que focar só num tema seria exagerado — diz o padre Jorge Martinez, da Conferência Episcopal do México, quando perguntado sobre o assunto.



Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog