Seja bem-vindo. Hoje é

BLOG ENTREVISTA O MAESTRO TOTÓ MEDEIROS QUANDO COMEMORAMOS HOJE O DIA DO MÚSICO






Há quinze anos prestando relevantes serviços em nossa querida Equador, Antônio Medeiros de Araújo, que carinhosamente o chamamos de Totó Medeiros, nasceu aos 8 de novembro de 1964, filho de Severino Salvino de Medeiros e Dalvací de Araújo Medeiros. Atualmente com 49 anos de idade, reside em Caicó/RN, é casado com a jornalista Anna Jailma de Assis com quem tem um filho (Saul Lucena) e também é pai do jovem Raul Ribas do casamento anterior.
É Maestro, e dentre os seus trabalhos, em Caicó é funcionário público e há 24 anos, está à frente como Regente da Filarmônica do município a Banda Recreio Caicoense. Em Equador, é Regente da Filarmônica Santa Cecília, que esse ano completará 11 anos de criação, fruto da Pastoral da Criança que é administrada pela Associação do Desenvolvimento Comunitário – ADESCE, um trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal de nossa cidade além de desenvolver também um trabalho musical com as crianças no grupo de flauta. Quando chegou à Equador, mais precisamente no dia 1º de junho de 1998, Totó Medeiros certamente não imaginaria os benefícios que o mesmo deixaria à população, pois hoje trabalha diretamente com 54 componentes da Filarmônica Santa Cecília e 28 crianças no grupo de flauta, deixando nossa cidade muito bem representada, pois o seu trabalho é motivo de muita alegria e grande satisfação à todos os equadorenses.

Todos nós concordamos que a Filarmônica é muito importante para o nosso município, mas em sua visão, que importância tem a mesma?
A Filarmônica é o traço cultural mais forte de uma cidade, eles estão presentes em todos os eventos socioculturais, religiosos e cívicos em todos os recantos...


Qual o objetivo principal do grupo de flauta?
Descobrir a musicalidade nas crianças pois  trabalhamos com a iniciação musical e em seguida colocamos essa criança na Filarmônica, observando o crescimento de cada uma.

No âmbito regional, como encontra-se hoje esse trabalho com bandas, já que você também o desenvolve em Caicó?
No Seridó, a tradição das Filarmônicas sempre foi muito forte, temos Filarmônicas centenárias como a de Caicó que eu estou à frente, a da cidade de Jardim do Seridó com mais de 150 anos, a de Carnaúba dos Dantas, de São João do Sabugí, a de Acari, etc. Mas nos últimos 10 anos, vem crescendo muito esse trabalho e só existe uma cidade que não tem que é Bodó, próximo à Currais Novos, onde já está sendo iniciado um trabalho e próximo ano já teremos Filarmônica lá também.

Além da música, quais os outros trabalhos que você procura desenvolver com os jovens e crianças nos seus encontros?
Eu trabalho bastante a questão da cidadania desses jovens, para que sejam vistos com bons olhos pela sociedade, a questão das drogas que está em todos os lugares, prostituição, o cumprimento dos horários, organização e tento passar o que tenho de melhor para eles, inclusive dando meu testemunho como fã incondicional de Maria Mãe de Jesus.


O seu irmão Urbano Medeiros confirmou que estará participando da nossa festa. Será um momento ainda mais especial para você contar com a presença dele que passa a maior parte do tempo em cidades distantes? Como?
Urbano é meu irmão mais velho e o tenho como um pai  já que o nosso pai já está com Jesus. É sempre bom nos encontrarmos. A gente vira a noite botando os assuntos em dia, apesar de nos falarmos semanalmente por telefone e internet.

Quais as maiores dificuldades em prosseguir com um trabalho como esse que você realiza?
Acho que os jovens têm que ter mais garra e perseverança em tudo que vai fazer e isso ainda deixa muito à desejar.

Sendo um trabalho difícil, o que mais o motiva a continuar?
É que pretendo deixar essa marca por onde passei...


Nas horas vagas, o que Totó Medeiros gosta de fazer?
Fazer churrasco para meus filhos e seus amigos, que são meus amigos também e me sinto um jovem entre eles.

A comunidade pode esperar novidades da Filarmônica e do Grupo de flauta para esse ano na festa?
Sim, tanto a Filarmônica como o Grupo de flauta vão estar de fardamento novo e com grandes novidades no repertório e novos integrantes que estão tocando pela primeira vez nesta festa de 2013. Também a execução da valsa “Royal Cinema” do seridoense Tonheca Dantas que é natural de Carnaúba dos Dantas, por ocasião do seu centenário e que faremos questão de tocá-la bastante em nossas apresentações.

Com a proximidade da festa do nosso Padroeiro São Sebastião, aproveitamos para pedir-lhe que deixe-nos uma mensagem aos paroquianos.
Que nos unamos cada vez mais como irmãos e que façamos uma grande corrente pedindo a São Sebastião que interceda por nós junto ao Pai, para que tenhamos um inverno satisfatório em 2014. “Eu sofro muito com o sofrimento dos meus irmãos equadorenses com a falta d’água”.

Desde já agradecemos ao Maestro Totó Medeiros por ter nos recebido com bastante atenção e carinho onde também aproveitamos para desejar-lhe muito êxito nos seus trabalhos! Feliz Festa!
Share:

2 comentários:

Unknown disse...

MUITO OBRIGADO, TOTÓ MEDEIROS, POR VC NA NOSSA CIDADE ELEVANDO O NOME DE NOSSA CULTURA!!!!!
BETO - SP

E-proinfo-100h disse...

Parabéns Totó pelo excelente trabalho que você desenvolve, resgatando nossos jovens das armadilhas que a sociedade hoje oferece através da música. Te admiro muito pela sua força, coragem e determinação.

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog