Seja bem-vindo. Hoje é

EQUADOR 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA




O povoado que deu origem a Equador nasceu à sombra de uma baraúna, árvore que servia de descanso aos feirantes que por aqui passavam e de morada a bandos de periquitos, aves que tornavam aquela parada um lugar simpático e ainda mais atraente. Seu primeiro nome foi, por esse motivo, Periquito.


Anos mais tarde, em 1856, quando uma epidemia do cólera dizimava os habitantes da região, o Senhor Simão Gomes da Silva fez uma promessa que marcou a história do lugar. Temendo uma catástrofe, fez um voto a São Sebastião para que o santo livrasse a ele e a seus familiares da doença. O pagamento da promessa seria a doação de um terreno para a edificação de uma capela com a imagem do santo. A terrível peste não foi contraída por Simão nem por seus familiares e ele cumpriu a promessa. Nasce, assim, em 1856, o povoado de São Sebastião. A primeira missa foi celebrada no mesmo ano em que foi fundado o povoado, 1856. A primeira feira livre aconteceu em 1870 debaixo de uma baraúna. Simão Gomes faleceu em 1886.

Em outubro de 1938, o povoado de São Sebastião passou a ser distrito de Parelhas, e, um ano depois, em 1º de janeiro de 1939, passou a vila, tendo como sub-prefeito o Senhor Jacob Alves de Azevedo.

Em 11 de maio de 1962, o povoado de São Sebastião passou a cidade, ganhando o nome de Equador, através da lei nº 2.799 de 11 de maio de 1962. Equador significa divisor, e ganhou este nome em virtude da divisão das águas que banham nossa terra, que escoam tanto para o Estado da Paraíba, nosso vizinho imediato, quanto para o estado do Rio Grande do Norte, nosso Estado. A cidade foi instalada como município a 17 de março de 1963 e o primeiro prefeito foi o Senhor José da Costa Cirne Filho, que administrou durante 10 meses como prefeito interino.

51 anos se passaram desde sua emancipação e Equador é, hoje, uma cidade tímida, porém cheia de belas histórias contadas e protagonizadas por um povo humilde e batalhador, que tem, por onde se possa ouvir falar e sentir, a fama de povo acolhedor.

Parabéns Equador! Que Deus possa sempre abençoar este município e suas famílias espalhadas por todos os cantos do nosso planeta.

Amamos você, ontem, hoje e sempre!

Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog