Seja bem-vindo. Hoje é

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM CELEBRA 32 ANOS DE VIDA E EVANGELIZAÇÃO




(Foto do 1º Centro de Evangelização da comunidade e lanchonete)



A Comunidade Católica Shalom foi fundada em 9 de julho de 1982, após seu fundador, Moysés Louro de Azevedo Filho, ter ofertado a vida e a juventude para levar Jesus Cristo e Sua Igreja àqueles que deles estivessem distantes, especialmente os jovens.



(Foto do fundador Moysés Louro de Azevedo entregando uma carta ao Papa João Paulo II colocando sua vida em vista da evangelização dos jovens)



Em 30 de junho de 1980, o Papa João Paulo II chega ao Brasil para sua primeira visita ao País. O pontífice visita 13 cidades e participa da abertura do X Congresso Eucarístico Internacional, em Fortaleza (CE). Moysés Azevedo, aos 20 anos, é escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da Arquidiocese. Reza pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entrega a João Paulo II uma carta na qual se coloca à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.

Exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.



Tudo ocorre sem que haja pretensões de se fundar algo, mas no acolhimento da vontade de Deus em oração. Em 1983, começam as primeiras experiências de vida comunitária. Os jovens evangelizados passam a fazer parte de grupos de oração que se formam. Muitos servem mais intensamente, integrando, assim, o primeiro grupo de “engajados”, semente da Comunidade de Aliança. Em 1985, diante do altar do Senhor, Moysés e mais quatro jovens fazem suas promessas como os primeiros membros consagrados da Comunidade de Vida. No ano seguinte, ingressa na Comunidade de Vida a cofundadora Maria Emmir Nogueira, que esteve presente desde o início, ajudando na estruturação daquilo que Deus manifestava como Sua vontade.

(Fundado da Comunidade Moysés Louro de Azevedo)

Grupos de oração se multiplicam, trabalhos de evangelização, formação e de promoção humana se intensificam, vocações surgem e bispos pedem casas do Shalom em suas dioceses. Em 1995, sob a forte intervenção da providência divina, os Estatutos da Comunidade começam a ser preparados. Em 17 de fevereiro desse ano, a elaboração é interrompida devido à morte repentina do missionário da Comunidade de Vida Ronaldo Pereira, aos 24 anos, em acidente de trânsito. No ano seguinte, a tarefa é retomada.

 Em 1998, o arcebispo de Fortaleza, Dom Cláudio Hummes, assina o decreto de reconhecimento canônico do Shalom, em nível diocesano. O Reconhecimento Pontifício é decretado em 2007, pelo Pontifício Conselho para os Leigos, órgão ligado à Santa Sé, que aprova, ainda, os Estatutos em caráter experimental. Em 22 de fevereiro de 2012, com o fim do período Ad Experimentum, a Santa Sé confirma o reconhecimento da Comunidade Católica Shalom como associação privada internacional de fiéis e aprova definitivamente seus Estatutos. 
(Co-Fundadora Emmir Nogueira)

A Comunidade está presente em vinte e um estados brasileiros e em dezenove países.


 Parabéns a Comunidade Shalom pelo trabalho e evangelização realizado também em nossa Diocese! Deus seja louvado!



Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog