Seja bem-vindo. Hoje é

REFLEXÃO - 26 de abril: 4º Domingo da Páscoa




O BOM PASTOR DÁ A VIDA


O Evangelho de João mostra como os fariseus, religiosos bem-intencionados e fiéis seguidores da lei de Deus, acabavam sendo maus pastores, não se importando com o sofrimento do povo. De fato o povo, incapaz de conhecer e cumprir todas as minúcias da lei, era considerado ignorante e maldito pelos fariseus.

Depois de se apresentar como a porta, ou a porteira, por onde as ovelhas passam e encontram liberdade e vida, Jesus se apresenta como pastor. Não qualquer pastor, como as lideranças de seu tempo, mas como o “bom” pastor. 

Jesus é o Bom Pastor por dois motivos: conhece e dá a vida. Ele conhece suas ovelhas, e assim as ovelhas também o conhecem. “Conhecer”, na Bíblia, não é uma ação intelectual, de simples saber. Conhecer é conviver e saber quem o outro é pela experiência. As ovelhas sabem por experiência, portanto, que o Bom Pastor é aquele que conduz para pastagens de vida e não aprisiona em redis áridos de morte. Para Jesus, o povo não é ignorante, mas sabe discernir pela experiência.

Jesus é Bom Pastor porque dá a vida por suas ovelhas. Não é alguém que está sendo pago para tomar conta delas. Diante dos perigos, ele as defende e põe a própria vida em jogo por causa delas. E Jesus quer reunir as ovelhas dispersas, para que todos os povos sejam uma só comunidade guiada por aquele que conduz à vida doando a vida livremente.

Num mundo de lideranças políticas cheias de promessas, sobretudo em tempo de campanha, de lideranças religiosas prometendo prosperidade econômica sem muito esforço, somos chamados a “conhecer” a voz daquele que é bom. Deixando-nos conduzir por ele, conseguiremos discernir com maior clareza o Verdadeiro Caminho para a Vida, estando atentos aos falsos pastores, líderes mercenários a quem só importa o próprio dinheiro.

Ouvindo a voz do Bom Pastor, mesmo em meio às maiores dificuldades, teremos a certeza de ser guiados pelo caminho certo, onde, como diz o salmo, “nada nos faltará” para chegar à vida verdadeira.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp
Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog