Seja bem-vindo. Hoje é

REFLEXÃO: A CRISE DE ÁGUA




Em pleno século XXI não há mais como admitir que a seca (escassez ou falta de água) que ocorre no Ceará, seja resultante de fatores climáticos, principalmente devido ao baixo índice pluviométrico que ocorreu neste ano. Devemos reconhecer a seca como um fenômeno social e jamais um desastre natural, que tende a se conformar ao longo dos anos.


E, cada vez que a seca torna-se evidente, as soluções costumeiras aparecem (programas de transferências de rendas, realização de obras estruturais, assistencialismo paliativos, etc), porém, nada se comenta sobre a solidariedade e sustentabilidade hídrica. A verdade é que, em alguns dos estados do  nordeste não deveria ocorrer escassez ou falta de água, porém, os obstáculos para a solução definitiva são vários, destacando-se a carência de políticas públicas para o gerenciamento da água, a nível municipal.

É importante descentralizar a gestão da água, libertando-a do poder estadual, com a finalidade de um gerenciamento integrado com a Política e Sistema Municipal para a Gestão e Administração da Água, que deve ser desenvolvida e implantada em todos os municípios. Para que isto ocorra é necessário que seja do mais alto interesse do Estado, que os Municípios disponham de organização jurídico-institucional capaz de gerenciar essa situação.

Dessa forma, o princípio de gestão da água será de forma descentralizada e participativa, e a sociedade passará a desempenhar importante papel, que vai desde o estabelecimento de diretrizes para a recuperação, a preservação e a conservação da água, até a definição das obras destinadas ao aproveitamento dos recursos hídricos, na promoção do bem-estar das comunidades.

Francisco Parente de Carvalho
engenheiro agrônomo e hidrólogo

Fonte:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/opiniao/a-crise-de-agua-1.689227

SEJAMOS CONSCIENTES! VAMOS ECONOMIZAR ÁGUA E USÁ-LA DE FORMA EXTREMAMENTE NECESSÁRIA!
Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog