Seja bem-vindo. Hoje é

16 de fevereiro: 6º Domingo do Tempo Comum

ALGO MAIS


Um dos objetivos do Evangelho de Mateus é mostrar como Jesus realiza a justiça do reino de Deus. Com sua missão, Jesus não vem abolir a lei de Moisés, mas dar a ela seu sentido pleno. O sentido da lei era a busca da liberdade e da vida para todos. A lei da vida para todos, porém, havia se transformado num emaranhado de regras que, ao final, acabavam aprisionando alguns considerados puros e excluindo outros considerados malditos.


Jesus vem cumprir a lei, mostrando com gestos concretos o que significa viver o perdão, a solidariedade e a partilha. Vivendo esses valores, que já estavam presentes na lei do êxodo, ele realiza a justiça do reinado de Deus.

Para entrar e permanecer hoje na dinâmica da justiça do reino, aos seguidores de Jesus se pede muito mais que simplesmente obedecer a leis. O Mestre mostrou que uma coisa é a essência dos valores que levam à vida e outra coisa são as regras específicas, que originalmente podiam ajudar a buscar a vida, mas com o tempo se tornaram carga pesada, muitas vezes excluindo as pessoas e traindo o sentido original da lei de Deus. Essas regras secundárias, aliás, o evangelho chama de simples “tradição humana”.

Com a expressão “eu, porém, vos digo”, Jesus nos pede algo mais. Suas bem-aventuranças são exigentes, como é exigente a promoção da paz, como é exigente a lealdade nas relações. A justiça do reino se identifica com a felicidade de promover a paz, de vencer o ódio com o perdão e a mão amiga; a felicidade de ser puro de coração, de ser capaz de corrigir em si aquilo que poderia levar à divisão ou prejudicar alguém.

Além disso, um cristão não se define pelas negativas, pelo fato de simplesmente não matar ou não trair. Um autêntico seguidor de Jesus trans­forma as relações com o amor, consciente de que é possível matar também com as palavras, e matar inclusive uma religião sincera. Pois o que alguém poderia oferecer a Deus, com um coração duro e incapaz de perdoar ao próximo? A justiça do reino nos pedirá sempre algo mais.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp
Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog