Seja bem-vindo. Hoje é

A IGREJA DO RN REALIZA EVENTO EM DEFESA DE COMUNIDADES QUE SERÃO ATINGIDAS PELA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DA OITICICA


Na última quarta-feira (04) os bispos da Igreja do RN, dom Jaime Vieira Rocha, o Bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana, o Administrador Diocesano de Caicó, Pe. Ivanoff da Costa Pereira e os padres: Pe.. Edson Medeiros de Araújo, Pe. Erívan Santos da Costa, Pe. José Erivan Primo, Pe. Manoel Pedro Neto, Pe. Welson Rodrigues do Nascimento, Pe. Valdir Waldik de Araújo Dantas estiveram reunidos numa visita pastoral à comunidade Barra de Santana no município de Jucurutu.

Ainda esteve presente ao encontro o promotor publico da Cidade de Jucurutu Fausto de França Júnior, o Secretario de recursos hídricos do RN Leonardo Nunes Rego, prefeitos e vereadores da região do Seridó e o pastor evangélico Geraldo Ferreira de Souza.

O evento teve inicio com visita ao canteiro de obra e ao eixo da parede da barragem, em seguida foi realizada uma celebração na igreja de Barra de Santana.

A visita teve o objetivo de apoiar os moradores e agricultores da região que terão suas terras submersas pela barragem e apoiar pelas garantias dos seus direitos e respeito a sua historia material e imaterial vividas naquele lugar. O Bispo Dom Jaime Viera Rocha ressaltou “Não somos contra a construção da barragem, mas não queremos que sejam cometidas injustiças.”

A palavra dos bispos foi de apoio
“A garantia dos direitos das pessoas que aqui vivem e trabalha é fundamental”. “ … É dolorido deixa o lugar em que nasceu, em que viveu e que foi passado de geração a geração, mas, a dor pode ser amenizada se tudo for feito com justiça…” Pe. Ivanofe

“…essa reunião expressa um sentimento de alegria pela barragem, mais também expressa um sentimento de incerteza de como será executado esse projeto”. Dom Mariano.

Depois dos representantes da igreja manifestaram os seus sentimentos, o represente dos sindicatos e um represente da comunidade. Em seguida José Procópio  apresentou a carta dos Bispos do RN em defesa da comunidade.

Finalmente se manifestou o Promotor publico de Jucurutu Fausto de França Júnior, que se colocou a disposição para acompanhar todos os processos de desapropriação das terras e defender os interesses da comunidade, na sequencia foi à vez do secretario de recursos hídricos do RN Leonardo Nunes Rego, que pontou todas as reivindicações da carta dos bispos e anunciou a escalação de um escritório da empresa responsável pelas desapropriação e trabalho social do projeto em Barra de Santana, afirmou ainda que o governo esta aberto ao dialogo.

A barragem da oiticica teve inicio na década de 90, quando foi projetada para ter 1,6 bilhão de m ³ e irrigar cerca de 15 mil hectares na região. De lá pra cá, foi embargada diversas vezes, na maioria por superfaturamento envolvendo a empresa Norberto Odebrecht, que ganhou a primeira licitação.

Por ordem do Tribunal de Contas da União (TCU) o Rio grande do Norte só continuaria a receber os recursos do governo federal quando cancelasse o contrato com a empresa, mas a articulação política da então governadora Wilma de Faria (PSB) e da bancada federal fez com que, a partir de 2004, emendas coletivas para a Oiticica continuassem a ser aprovadas e o dinheiro continuasse a ser empenhado.

Em 2007, o contrato com a Odebrecht foi finalmente rompido e o governo do estado deu início a um novo trâmite burocrático. o projeto da barragem também mudou, passou a ter um volume de 600 milhões de m ³, capacidade de irrigação de 2.650 mil hectares e possibilidade de geração de energia elétrica.

Agora em 2013 tem inicio as obras a partir do eixo da barragem onde as terras já foram desapropriadas, a grande aflição dos moradores de Barra de Santana e das famílias de agricultores da região que terá suas terras submersas pela barragem e a falta de garantias dos seus direitos e respeito a sua historia material e imaterial vividas naquele lugar.
Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog