Seja bem-vindo. Hoje é

VERDADES DA FÉ



A Igreja
No Antigo Testamento nós nos deparamos com uma expressão “povo de Deus” comumente utilizada para designar a comunidade reunida em nome de Deus, a Igreja.
Entre os Hebreus, esta palavra designava a assembléia santa dos filhos de Israel, depositária da aliança com Deus e instrumento humano da história da salvação.
No livro dos Num 20, 4 nós encontramos esta expressão: “por que conduziste a assembléia do Senhor a este deserto...”
Encontramos a mesma expressão em Jz 20, 2: “os chefes de todo o povo e todas as tribos de Israel apresentaram-se diante da assembléia do povo de Deus”
A expressão “povo de Deus”, comumente utilizada no AT designa a reunião da comunidade com o objetivo de prestar um culto de louvor e adoração ao Deus único e verdadeiro.
No Novo Testamento a expressão designa a assembléia dos cristãos de Jerusalém, as comunidades fundadas por São Paulo, a assembléia de todos os cristãos, a Igreja Católica, fundada por Jesus Cristo, conforme Mat 18,17: “se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja”.
Ainda em Mat 16, 18 percebemos o momento em que Cristo não apenas institui esta Igreja, mas a entrega aos cuidados do Apóstolo Pedro. Pedro torna-se, por mandamento de Cristo, o primeiro chefe terreno da Igreja, o primeiro Papa: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha IGREJA”.
A Igreja tem quatro notas características: Uma, Santa, Católica, Apostólica.
Una porque recebe da própria Trindade este dom, o dom de ser uma e mesma em todos os lugares da terra, sem divisão, sem confusão. Este dom é um fruto do Espírito Santo que a Igreja recebe em Pentecostes conforme lemos em At 2, 1-13. Por isso a Igreja de Cristo é uma só em todo o lugar, porque recebemos o dom da unidade da Trindade Santa, Três pessoas em um só Deus.
Santa porque brota do coração de Deus, do lado aberto de Cristo do qual jorra sangue e água, prefigurando o Batismo e a Eucaristia, Sacramentos pelos quais adquirimos a filiação divina e somos alimentos no caminho que trilhamos em direção ao céu: Jo 19, 34.
Católica porque Cristo dá aos Apóstolos o mandamento de levá-la aos quatro cantos da terra, para que a mesma se torne conhecida de maneira universal como nos mostra Mat 28, 19: “ Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo...”. Esta expressão Católica significa universal, para que a Igreja esteja presente em todo o universo conhecido, ou seja, em toda a terra.
Apostólica porque como nos mostra o relato de Pentecostes em At 2, 1-13, são os Apóstolos, sob a direção de Pedro que teem a missão de governar esta Igreja na terra. O grupo dos onze Apóstolos reunidos (Judas já havia se suicidado) recebe o dom do Paráclito para manter a Igreja unida e ser no mundo um sinal eficaz da graça e da presença de Deus.
A Igreja Católica Apostólica Romana é uma Instituição humana divinamente inspirada. Já existente no AT como povo de Deus e, agora no NT como a assembléia dos Cristãos que, sob a regência de Pedro, se torna o eco da pregação de Cristo Jesus.
Share:

Um comentário:

JÁ FUI EVANGÉLICA disse...

EU HAVIA SAIDO DA IGREJA CATÓLICA E IDO PARA A PROTESTANTE PORQUE VIA MUITOS ERROS. MAS LÁ NÃO FOI DIFERENTE. HÁ ERROS EM TODAS ELAS, O QUE FAZ A DIFERENÇA É O FATO DA IGREJA CATÓLICA SER APOSTÓLICA, A QUE OS APÓSTOLOS RECEBERAM DO CRISTO.

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog