Seja bem-vindo. Hoje é

VERDADES DA FÉ



Imagens e Idolatria
Toda e qualquer celebração da Igreja deve ser uma adoração ao Deus único e verdadeiro. E assim tem sido desde a origem Apostólica. Nossas celebrações iniciam-se e terminam em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. A Deus, unicamente, servimos e adoramos.
A idolatria, de qualquer natureza, é um pecado gravíssimo contra a majestade de nosso Deus.
Mas o que dizer da acusação de que somos idólatras pelo fato da existência de imagens em nossas Igrejas? Deus realmente proíbe?
No livro do Ex 20, 1-5 lemos a seguinte passagem: “então Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto.
Passagem semelhante a esta também há em Deut 4, 15-19: “tende cuidado com a vossa vida. No dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou do seio do fogo em Horeb, não vistes figura alguma. Guardai-vos, pois, de fabricar alguma imagem esculpida representando o que quer que seja, figura de homem ou de mulher, representação de algum animal que vive na terra ou de um pássaro que voa nos céus, ou de um réptil que se arrasta sobre a terra, ou de um peixe que vive nas águas, debaixo da terra. Quando levantares os olhos para o céu, e vires o sol, a lua, as estrelas, e todo o exército dos céus, guarda-te de te prostrar diante deles e de render um culto a esses astros, que o Senhor, teu Deus, deu como partilha a todos os povos que vivem debaixo do céu.
Destas duas expressões tive o cuidade de deixar em negrito as que nos chamam a atenção: a primeira: Não terás outros deuses diante de minha face, e a segunda: guarda-te de te prostrar diante deles e de render um culto a esses astros.
O povo de Deus estava rodeado por um povo pagão. E, a história já tinha mostrado que o povo de Deus se corrumpia em sua fé, aderindo a outras religiões, muitas pagãs, e por isso mesmo, prestando culto a esses deuses falsos como nos mostra a passagem do livro do Ex 32, 1-5. O povo de Deus, mesmo sendo conduzido por moisés e Aarão, se corumpe e comete o pecado da idolatria.
Mas há na mesma Bíblia textos nos quais Deus manda fazer estas imagens, como no livro dos Num 21, 4-9: “partiram do monte Hor na direção do mar Vermelho, para contornar a terra de Edom. Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento.” Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos. O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.
Deus manda Moisés fazer a imagem da serpente não para ser um objeto de adoração, mas para ser um sinal, algo a lembrar ao povo a misericórdia e a bondade de Deus. Deus não condena a imagem, mas a idolatria.
Outra passagem que encontramos Deus mandando fazer imagem é a do livro do Ex 25,18 “farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro”. Estes querubins, da mesma forma que a serpente, não era um objeto de adoração, mas de adorno, de enfeite do lugar onde ficaria a Arca da Aliança.
Encontramos ainda a passagem do livro de 1Re 7, 29: “nos painéis enquadrados de molduras, havia leões, bois e querubins, assim como nas travessas igualmente. Por cima e por baixo dos leões e dos bois pendiam grinaldas em forma de festões”. Nenhuma dessas imagens eram utilizadas para culto de adoração, mas apenas para tornar belo o Templo de Salomão.
Deus não é incoerente. Não há em Deus um relativismo. A Bília foi escrita em momentos históricos diferentes. Quando havia o perigo do povo se corrumper, Deus pribia a confecção de imagens, para o povo não cair no pecado da idolatria. Mas, quando não havia este perigo, Deus mandava fazer estas imagens, para que elas fossesm sinais, lembranças de Deus, e não o prório Deus.
As imagens existentes nas Igrejas nada mais são do que estas serpentes de bronze que o prórpio Deus mandou fazer. Ou estes Anjos, bois e Querubins presentes na Arca da Alinça ou no Templo de Salomão.
Nenhuma imagem na Igreja Católica foi, é ou será objeto de nossa adoração. Só a deus nos adoramos. As imagens merecem nossa admiração, enquanto fruto da inteligência humana, bem como o nosso respeito porque é um sinal do sagrado, como a serpente de bronze do deserto.
A imagem mais perfeita de Deus é o próprio homem, feito pelo próprio Deus, não como um ídolo, mas como filho muutio amado: Gen 1, 26: “Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra."
Share:

4 comentários:

Anônimo disse...

Estou visitando o blog e desejando feliz festa do santo padroeiro aos equadoenses. Grande abraço.

Anna Jailma

UM EX PROTESTANTE disse...

AGORA SEI A DIFERENÇA ENTRE IMAGEM E IDOLATRIA. SERIA BOM OS PROTESTANTES DECORAREM TODOS ESTES TEXTOS.

Manú disse...

è verdade concordo com ANNA JAilma ,
deveriam decorar pra nãõ ficarem falando besterira por aí...

Manú disse...

á e e não só os protestantes ,mas todos os católicos , porque só podemos defender com convcção e vontade aquilo que conhecemos verdadeiramente.

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog