Seja bem-vindo. Hoje é

ARTIGO MENSAL


FAMÍLIA, FUNDAMENTO DE NOSSO EXISTIR!

“Os pais educam e formam um filho, não tanto pelos conselhos que dão, mas por aquilo que são e fazem”.
Frei Anselmo Fracasso

         A família também é vista como igreja: pequena comunidade em que se vivem os valores humanos e evangélicos. Assim como ocorre com as comunidades cristãs, ela também passa por altos e baixos. Nem mesmo na sagrada família de Nazaré tudo foi sempre paz e serenidade. O menino Deus vem ao mundo e assume a condição humana. Cresce no seio de uma família humilde e pobre, tomando parte das aventuras e dificuldades comuns a todas as famílias.

        
A instituição familiar precisa constantemente, hoje, mais do que nunca, ser revitalizada para que não caia no descrédito, o que levaria o corpo social a perder os valores fraternos. Como não considerar, hoje nossas famílias com suas crises e problemas? Se é verdade que o modelo de família tem mudado muito nos últimos tempos, é também certo que nada substitui o berço de onde cada um de nós vem. Berço sagrado, onde habita o próprio Deus. Um dos maiores desafios, portanto, talvez seja o de recuperar a dimensão sagrada da família. É lamentável ver tantas delas, sobretudo famílias recém-formadas, desfeitas por atitudes imediatistas e pela mentalidade do menor esforço, a qual tudo banaliza e foge do compromisso, porque este implica sofrimento, renúncia e perseverança. Os pais precisam cada dia mais, acompanhar os seus filhos, manter o tão importante diálogo e o respeito entre si e acreditar em suas famílias, pois acreditar na família é também acreditar no amor. Sobre isso, recordo-me de uma frase do Padre Roque Schneider: “Entre as ruínas sempre poderá nascer uma flor. A felicidade cresce e frutifica quando acreditamos no amor”.
         Se ela é considerada como agente transformador da vida social, devemos reconhecer, por outro lado, que também sofre as conseqüências da sociedade, por ser fruto da sua época.
         Queiramos ou não, a família está “jogada” no mundo social com suas influências benéficas e maléficas. Ao invés de se fechar em si mesma, ela é convidada a se integrar na comunidade, abrir-se para as necessidades do bairro e dispor-se a colaborar com as outras comunidades e com a sociedade. Deus acompanha a todas as famílias, em todos os momentos, mas cabe a nós, no entanto, estar atentos à sua voz, para que ninguém e nada destrua o que existe de mais sagrado.
                                                                                       Aurimar Fernandes Medeiros 

                                                                                                                                                                       
Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog