Seja bem-vindo. Hoje é

Reflexões com o Pe. Zezinho

LER MAIS PARA EVANGELIZAR MELHOR




A leitura é o calcanhar de Aquiles de milhões de crentes em Jesus. Vivem do que ouviram porque ler, não lêem. Acreditam mais nos próprios ouvidos do que nos próprios olhos; mais na fala do pregador à sua frente do que nos rabiscos e anotações que deveriam fazer sobre os livros de pregadores do mundo inteiro.

Jogam fora por ano mil páginas de oito a dez bons livros, em troca de milhares de minutos de rádio, televisão, retiros e missas. Privilegiam a fala. Preferem ouvir a que ler. O triste é que muitos dos pregadores que eles ouvem não ensinam nem 10% do que estes livros ensinariam porque carecem de maior cultura. Assim, recebem doses maciças de piedade, testemunho e conselhos, mas pouquíssima fundamentação filosófica, teológica, antropológica e sociológica que teólogos, catequistas, psicólogos e irmãos mais estudados oferecem.

O que faz um fiel optar pelo pregador padre ou leigo preferido, que sabidamente não tem o conteúdo daqueles livros nem dos documentos exarados pela Santa Sé ou pelos bispos reunidos? Rejeitam os livros porque não gostam de ler ou porque não foram motivados? E o que os leva a comprar o livro simples e singelo do padre famoso e não levar o do papa que a balconista elogia e indica? Marketing? Ora, o fiel sabe que o papa é um dos maiores catequistas que já tivemos. Então porque não o leva?

Meu palpite é que se divulgam mais os livros de pregadores de mídia do que os dos professores e doutores e os documentos da Igreja. Talvez devamos desenvolver a pastoral da leitura, para que os fiéis procurem primeiro os livros fundamentais e só depois os livros de motivação…

As leituras da fé têm sido um de nossos entraves. Os fiéis lêem pouco e, quando lêem, não buscam os livros mais importantes da Igreja. A uma senhora que disse que tinha lido dez livros meus perguntei com delicadeza e olhar interrogante se havia lido a Bíblia, o Catecismo e os principais Documentos da Igreja, pois meus livros inspiram-se neles. Ela riu e disse o que os fiéis deveriam dizer a todos os sacerdotes:
- Você me convenceu a ler seus livros, mas ainda não me convenceu a ler estes. Convença-me!…

http://www.padrezezinhoscj.com
Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog