Seja bem-vindo. Hoje é

QUINTA-FEIRA SANTA


Qual a missa que celebramos hoje de manhã na catedral, qual era? Os padres, toda arquidiocese de Fortaleza, diocesanos, religiosos, celebraram a renovação das suas promessas como sacerdote, hoje é um dia muito importante para todo sacerdote do mundo inteiro, é o dia em que eles renovam as suas promessas, é o dia em que todos os padres do mundo inteiro recebem uma carta do Papa com uma pregação pra quele dia que é tão importante para ele, o que é que nós vamos celebrar daqui a pouco às 5 horas na catedral? lava-pés! que mais? o lava-pés tá dentro de que?
Da última, da última, da última da ceia, então na última ceia o lava-pés não foi a única coisa que aconteceu, na última ceia Jesus pronunciou um belíssimo discurso entre outras coisas Jesus disse no discurso algo muito bonito que foi aquele frase que todos sejam um Pai como Eu e Tu somos um, Jesus disse coisas belíssimas naquele discurso e isso faz parte da riqueza da liturgia de hoje, na última ceia houve a traição de Judas, e tem um gesto belíssimo que Jesus faz em relação a Judas que eu não sei se vocês prestaram atenção, João, evangelho de São João, Jesus disse alguém vai trai-lo como diz o padre Marcos Pedrão né com aquele seu temperamento ele que sabe quem é que vai trair, só que ele não tem coragem de perguntar quem é que le manda perguntar? quem é aquele que tinha maior intimidade com Jesus? João, que estava em que posição naquele momento com a cabeça reclinada no peito de Jesus, aquele gesto de João belíssimo as vezes eu imagino João ali com a cabeça reclinada no peito de Jesus quase como um médico à escutar o coração de Jesus, na oração a gente deve estar com nossa cabeça reclinada de Jesus como que ascutar, como é que diz ?
Auscutar o coração de Jesus sentir as batidas do sei peito, sentir aquilo que ele tem dentro do seu coração, João era aquele que conhecia Jesus na intimidade e a ele que Pedro diz: "Pergunta pra ele quem vai trai-lo" ai Jesus diz que com um gesto vai indicar quem é que vai trai-lo, Jesus diz assim aquele que eu der o pão que eu vou molhar é que vai me trair, e o que significa esse molhar o pão e dar para uma pessoa? é um sinal de que? o que era que significava esse sinal? um sinal de predileção, Judas recebia manifestações de predileções de Jesus como foi o sinal que Jesus utilizou para dizer quem o deveria trair foi um sinal de predileção e o sinal que Judas utilizou para dizer ao soldado quem era Jesus qual foi um beijo que é um sinal de que de afeto, de carinho, de predileção se existia além de João, além de Pedro, de Tiago outro discípulo a quem Jesus demonstrava um amor e confiança especial, quem era esse discípulo?
Judas, Judas foi aquele que Jesus manifestou um sinal de predileção no momento em que molhou o pão e deu pra ele, Judas tinha liberdade de beijar o rosto de Jesus, não é qualquer pessoa que tem essa liberdade de beijar o rosto de outra pessoa e tem ainda uma outra coisa que demonstra muita, muita confiança que eu tenho certeza que você não faz com qualquer pessoa, o que? que Jesus entregou aos cuidados de Judas, o dinheiro quem é que cuidava do dinheiro de Jesus e dos apóstolos, a comunidade dos discípulos, a comunidade dos discípulos, quem era? quem era? quem é que tinha a bolsa comum? Judas era ele mesmo, Judas era um discípulo que recebia manifestações de predileção da parte de Jesus é impressionante que mesmo Jesus sabendo que Judas o iria trair Jesus continua dando sinais claros de sua predileção por Judas e se existia dentre alguns dos discípulos algum que era amado de modo especial por Jesus era Judas, isto é uma coisa belíssima que a gente poderia celebrar, rezar, falar disso, dá uma pregação, e é também no dia de hoje, muitas coisas na última ceia a gente poderia utilizar para uma pregação.
Mas existe uma outra coisa que é a última que eu vou dizer, que eu acho que é a celebração central do dia de hoje, qual é? qual é?, ela tá sabendo de tudo, se fosse a gincana ainda a equipe já tinha ganho né, qual é o teu nome, Socorro, quem quiser ela na sua equipe, quem quiser ganhar a próxima gincana vá chamar ela para sua equipe, a instituição da eucaristia, hoje nós celebramos a instituição da eucaristia, como hoje nós não podemos celebrar isso com todas as pompas, com todos os aleluias, com todos os glória, com todos os louvores, com toda solenidade que essa celebração merece, o que a Igreja faz? ela escolhe uma outra data para celebrar isso com toda solenidade e toda festa, e é uma festa que praticamente se repete por que é celebrada hoje e no dia de corpus christi, é uma celebração tão central para nossa vida como cristão, como Igreja, que é celebrada duas vezes durante o ano, a instituição da eucaristia, eucaristia que é fonte e cume de toda nossa vida cristão é ali que está nossa origem, o fundamento de toda nossa vida cristã, eucaristia que é o mistério central em torno do qual gira toda a vida da Igreja, a eucaristia, Cristo vivo meio de nós, e mais do que no meio de nós a eucaristia se tornou meio no qual Cristo pode entrar dentro de nós, Jesus não se contentou em estar no meio de nós, João capítulo 1, o verbo se fez carne e habitou entre nós, Jesus não quis só entre nós.
Ele quis habitar dentro de nós, e esse é o grande mistério da eucaristia, o mistério de um Deus que se abaixou de tal forma que não se contenta que não para, que não conhece limite, que não adianta pra Ele colocar limite, para Ele nada é impossível, a morte em vez de se transformar num limite para que nós nos encontremos com Ele, se torna uma meio mais privilegiado pelo qual nós podemos encontrar com Cristo, que é na eucaristia, Cristo entra dentro de nós, só que em vez de acontecer com Ele o que acontece com os alimentos normais, o que acontece quando a gente come alguma coisa? o alimento se transforma hein? o alimento de transforma em nós mesmos, ele é assimilado pelo nosso corpo, e o que não é assimilado vai embora, com a eucaristia esse alimento espiritual o que acontece?
Acontece exatamente o oposto, em vez de nós assimilarmos o alimento nós somos assimilados por Ele, nós nos tornamos parte do corpo de Cristo e tudo que em nós é pecado é jogado fora, e tudo que em nós é pecado é jogado fora, é por isso que a eucaristia é o mistério central na vida cristã, o mistério que desvenda os nossos mistérios toda vida que o padre termina a consagração na hora da oração eucaristia, o que ele diz? o que ele diz? eis o que? eis o que? não sei ainda, eis o que? eis o mistério da fé. eis o mistério da fé, o mistério que desvenda o meu e seu mistério, Cristo.
Deus quer nos dar o hoje como comunidade e como obra Shalom, um renovado amor, um novo fervor eucarístico, no começo do ano, quer dizer no final do ano passado, começo desse ano o Moysés deu uma grande palavra como Rhema para a Comunidade viver nesse ano, qual foi essa palavra, mas do que uma palavra uma frase, qual foi? o pessoal da comunidade ao menos deve saber, a comunidade de aliança e vida, não, não o que? não percamos o , não percamos o fervor, é uma palavra que Dom Aloísio disse para o Moysés no início da Comunidade, nunca percam o fervor, nunca percam o fervor, nunca percam o fervor, diga par ao irmão que está do seu lado, nunca perca o fervor, sacuda esse irmão que está do seu lado, e diga acorda meu irmão, não perca o seu fervor, sacuda com mais força e diz acorda tu que dormes, não perca o seu fervor, esquenta tu que estás frio, dá um beliscão, pra esquentar o braço não perca o seu fervor, pessoal que está desse lado direito aqui e lá da arquibancada do lado direito gritem bem alto pro pessoal do lado esquerdo, não percam o fervor, digam, vocês precisam de mais fervor para dizer isso, digam de novo, agora eu vocês digam pra eles para ver se eles aumentam mais o fervor deles, só que eles estão mais do que vocês, vocês precisam dizer mais forte, agora vamos ver quem diz mais alto todos os dois juntos, amém.
Isso não é uma brincadeira, eu não tó fazendo isso aqui pra fazer brincadeira, mas pra que fique um grito guardado dentro do nosso coração, esse deveria ser um grito, deve ser um grito que deve ecoar durante todo esse ano, não percam o fervor, e se existe um fervor que a Comunidade perdeu e obra é um fervor pela eucaristia, hoje acontece da gente ter que sair catando gente pra ficar na adoração no Santíssimo Sacramento, quando foi decidido pela Comunidade que nós teríamos adoração perpétua o Senhor nos fez uma promessa, foi mais ou menos na época, acabou de chegar aqui o Fernando, fica em pé tá vendo o Fernando ele é da comunidade de vida, da residência geral, da minha casa, pouco antes de eu vim pra cá ele liga pra mim, Joãozinho eu estou preocupado por que eu estou aqui na casa geral e se eu não ficar o Santíssimo vai ficar sozinho, por que tinha uma pessoal que estava aqui ela esta lá na capela mas ela precisa sair e se eu não ficar o Santíssimo vai ficar só, eu disse pois meu então fique né, fique até chegar um bom número de pessoas, eu acho que deve ter chegado né Fernando, tu tá aqui agora, chegou né, graças a Deus né.
Mas hoje a gente sai catando gente, procurando, fazendo campanha, suplicando, implorando as pessoas pra fazer adoração ao Santíssimo Sacramento, quando o Senhor nos deu a graça da adoração perpétua, que foi na época que Dom Aloísio, foi transferido para Aparecida, nós começamos a rezar pela nomeação no novo Arcebispo de Fortaleza que foi um grande dom para nossa Comunidade, ali também o Senhor nos deu uma segunda graça que foi uma convicção que nós deveríamos continuar essa adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento, dia e noite diante do Senhor, por que nós precisamos disso, por que nós precisamos disso, por que nós somos a Comunidade dos mais fracos, dos mais pecadores, dos menores, e sem isso nós não conseguimos viver sem isso, e se você consegue viver sem isso, aqui não é o seu lugar, se você consegue ter vida espiritual plena, feliz, abundante, sem adoração ao Santíssimo Sacramento não é aqui o seu lugar.
Por que aqui no Shalom, a Comunidade dos fracos, dos pecadores, o nosso lugar é aos pés de Jesus e somente quem reconhece ali o seu lugar tem essa vocação, nós precisamos voltar para o nosso lugar, para nossa pátria, para o lugar que Deus nos chama a viver, para nossa terra prometida e a nossa terra prometida que Deus nos chama hoje para sair da nossa escravidão e voltar pra ela é os pés de Jesus na eucaristia e para que nós não percamos esse fervor, é necessário reavivar a chama da contemplação no meio de nós e eu acho que muito mais, e eu tenho certeza do que, de que muito mais que essas palavras que eu estou dizendo, o impacto da graça de Deus em nossas vidas hoje vai ser como daqui a pouco Jesus entrar no meio de nós, por que hoje não existe nenhum outro evento que possa estar acontecendo no mundo mais importante do que esse, não existe evento esportivo, evento de guerra, evento de arte, qualquer tipo evento catastrófico no mundo mais importante do que esse, a eucaristia é o centro do mundo no dia de hoje, a pessoa que você está paquerando que talvez esteja sentado do outro lado não é mais importante do que Jesus que vai entrar no meio de nós agora, o seu problema que você, que está dentro de você que está lhe importunando não é o centro da sua vida, Jesus é o centro da sua vida, é o centro do universo, e Ele vai entrar daqui a pouco no meio de nós.
Não existe outro centro do universo hoje, e se existe um lugar para o qual nossa atenção deve estar voltada é para o sacrário e mais do que para o sacrário para Jesus que vai entrar no nosso meio e deveria ter briga nas capelas, deveria precisar de seguranças nas nossas capelas, pra fazer a ordem das pessoas que querem entrar para adorar o Santíssimo Sacramento, e se não coubesse mais dentro se tivesse tanta gente do lado de fora que não desse nem pra entrar deveria subir nos telhados pra entrar, fazer descer numa maca com corda, como fizeram os quatro amigos do paralítico para terem uma chance de olhar para Jesus Cristo, mas faz tristeza a gente ter que sair catando pessoas para fazerem adoração ao Santíssimo Sacramento, uma vez uma pessoa de outra religião muçulmano ele disse se vocês cristãos verdadeiramente acreditassem que Jesus está na eucaristia a postura de vocês seria outra, vocês fariam tudo no mundo para estar aos pés dele, tudo no mundo, é uma questão de fé, se as nossas capelas, estão abarrotadas de gente, brigando por espaço dia e noite para adorar o Senhor, é por que ainda nós não entendemos nada, não entendemos nada, e hoje nós precisamos voltar para Jesus, voltar para Jesus eucarístico, redescobrir o fervor para a adoração.
Na semana que vem, isso nos será explicado depois e durante esse retiro, ou na comunidade, nos grupos, nós teremos um novo de Deus pra adoração ao Santíssimo Sacramento, mas não ainda nada uma nova estrutura para adoração ao Santíssimo se nós não mudarmos o nosso coração, mas hoje é o dia da graça, hoje é o dia da graça, hoje Deus tem uma graça para nos dar como Comunidade, como obra Shalom, Deus quer renovar o nosso fervor pela eucaristia, e não a pessoa que está do seu lado não somente, é você que Deus quer renovar, Deus quer renovar o seu amor pela eucaristia, diga para o irmão que está do seu lado Deus quer renovar o seu amor pela eucaristia, diga com mais insistência por ele ainda não entendeu, Deus quer renovar o seu amor pela eucaristia.
Diga pra pessoa que esta do outro lado por que ela não ouviu, Deus quer renovar o seu amor pela eucarístia, grite bem alto pra pessoa que está do outro lado Deus quer renovar seu amor pela eucarístia.
E como eu tava dizendo mais do que palavras Deus age no meio de nós com seu poder, e Deus agirá no meio de nós com seu poder por que Ele entrará no meio de nós e nós o adoraremos na eucaristia, Ele é o centro do universo, o centro das nossas vidas, o centro do mundo, toda atenção para Ele, São João da Cruz dizia: "esqueça o criado, lembre-se do criador, fique atento ao seu interior, atento a Deus que mora dentro de você", essa semana somente queria testemunhar nessas últimas duas semanas uma grande graça que Deus tem me dado, Deus nos inspirou na comunidade de vida, na residência geral, onde eu moro, onde moram vários irmãos que estão aqui, Deus nos inspirou algo que na nossa, na minha como é que eu posso dizer, na minha curta capacidade de entender, eu já deveria ter compreendido a muito tempo, nós temos uma capela na nossa casa por que não passar a manhã em adoraçao ? nós temos exposto o Santíssimo todos os dias pra oração pessoal, no estudo bíblico, na nossa casa, entao ali aos pés de Jesus encontrará as soluções de todos os meus problemas, aos pés de Jesus esquecer tudo, pensar numa única pessoa, dizer uma única palavra, Jesus o seu nome, não aceitar outro pensamento, somente Ele, espantar todas as moscas,os mosquitos de dengue, os pensamento que sobrevoam ao meu redor e pensar somente Nele, fixar o meu olhar, a minha atenção, a minha palavra, o meu ser, o meu coração, Nele e ali sair refeito para enfrentar mais um dia, que derá eu e cada um de nós pudessémos descobrir quem é Aquele que é o único que nós pode dar a vida eterna, o único que tem palavra de vida eterna Senhor quem nós iremos? só Tu tens palavras de vida eterna.
Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog