Seja bem-vindo. Hoje é

Cristina Kirchner promove cruzada anti-imperialista


A presidente argentina Cristina Kirchner está tomando medidas populistas para distrair o povo e tirar do foco das atenções notícias negativas sobre a economia do país. Essa é a opinião de especialistas sobre a expropriação da espanhola Repsol determinada na segunda-feira pela Argentina, num momento em que o país também retoma com o Reino Unido a polêmica sobre a posse das Ilhas Malvinas.


— Comprar brigas com as duas monarquias é uma forma de exacerbar o nacionalismo argentino. Essa é a continuação do peronismo — avaliou o especialista em direito internacional Fernando Zilveti, professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

— A Argentina vai de mal a pior, e Cristina está tentando tapar o sol com a peneira. Ela quer encobrir os problemas argentinos e distrair o povo — reforça o cientista político americano David Fleischer, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), acrescentando que tanto a expropriação da petroleira espanhola quanto a retomada do caso das Malvinas "estão sendo feitos para encobrir os problemas argentinos".

O cientista político critica fortemente a expropriação da empresa espanhola do país latino-americano. Para ele, reestatizar representa um regresso no tempo.

— Não há por que privatizar e, depois, estatizar novamente. No mundo, todo a privatização se mostrou boa. As empresas têm expansão, tornam-se mais eficientes, enxutas e, consequentemente, trazem incremento à economia.

Expropriação pode atingir outras empresas

Segundo Fleischer, se a Espanha levar a fundo o caso da Repsol, corre o risco de ter outras grandes empresas instaladas na Argentina expropriadas.

— Não dá para garantir, mas há em território argentino a Telefónica e o Santander, entre outras empresas, que agora podem ser prejudicadas — avaliou ele.

Para Zilveti, da FGV-SP, também existe esse risco. Ele afirma que haveria no país vizinho um excessivo desrespeito à iniciativa privada e à segurança jurídica.

— Eles arrumam motivo para brigar. Acho, inclusive, que as empresas brasileiras têm de ficar atentas neste momento — alertou.

Antes do anúncio da expropriação da Repsol-YPF, segunda-feira passada, o governo da presidente Cristina Kirchner estava mergulhado numa delicada crise interna, provocada pelo crescimento de um escândalo de corrupção envolvendo o vice-presidente do país, Amado Boudou. O chamado “Boudougate”, caso sobre a suposta ajuda dada pelo vice argentino a um empresário amigo para adquirir a maior empresa gráfica do país, a Ciccone, era manchete dos principais jornais argentinos quase todos os dias. A Justiça está avançando em suas investigações, e Boudou foi obrigado a fazer um pronunciamento ao país na quinta-feira da Semana Santa, para tentar explicar o imbróglio em que está metido.

Há dois dias, não se fala mais no assunto. A estatização de 51% das ações da Repsol passou a ser a questão mais importante a ser debatida por governo e oposição. Ontem, os senadores da oposição argentina, que até a semana passada pediam explicações públicas ao vice-presidente, passaram a tarde participando de uma discussão com autoridades do Executivo sobre a expropriação da Repsol.

A crise com a Espanha também ofuscou os problemas que o governo vem enfrentando no setor ferroviário. A tragédia de fevereiro passado na estação portenha de Once, que provocou a morte de 51 pessoas, está sendo investigada pelos tribunais portenhos. Esta semana, o juiz federal Claudio Bonadio convocou os ex-secretários de Transportes, Ricardo Jaime (que enfrenta outros processos judiciais por suspeita de corrupção) e Juan Pablo Schiavi para interrogá-los como suspeitos de serem responsáveis pela falta de controles e manutenção no setor.

O caso de Boudou e a tragédia ferroviária contribuíram a criar um clima de mau humor entre muitos argentinos, que já vinham se queixando pela escalada da inflação e pela eliminação de subsídios nas tarifas de luz, água e gás. As primeiras pesquisas feitas por meios de comunicação locais mostraram que mais de 50% da população está de acordo com a recuperação da Repsol. No entanto, um percentual similar tem dúvidas sobre o sucesso desta operação, a solução dos problemas energéticos e, principalmente, as consequências que o país sofrerá no cenário internacional.
A PRESIDENTE DA ARGENTINA ESTÁ COM TODA RAZÃO.
Share:

Nenhum comentário:

Curta nossa página no Facebook

Seja bem-vindo. Hoje é
Bem vindos ao nosso Blog

Este blog foi feito na intenção de, a nossa Paróquia postar suas mensagens, divulgar seus eventos, noticias, dicas de sites que valem a pena serem visitados.

E agora com muitas novidades: Vídeos, músicas, textos reflexivos, mensagens, etc.

Deixe seu comentário na Página "Seu Recado".

Deus abençoe a todos

Equipe do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
A PASCOM é um veiculo de comunicação e divulgação dos trabalhos evangelizadores da Paróquia.
Tecnologia do Blogger.

Editorial

Responsável:
Pe. Luiz Carlos da Silva
Redatores:Wátchino A. Santos
Aurimar Fernandes Medeiros

Seguidores

Total de visualizações

Pe. Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos
Pároco

Seja Dizimista

Seja Dizimista

Arquivo do blog